Perigo x Risco
- Jorge Stefano
- 24 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Olá caros Leitores!
Hoje vou tentar resumir a diferença entre essas duas palavras que estão no cotidiano do profissional prevencionista e que muitas vezes geram dúvidas...
Então vamos lá...
“Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). “Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675).
Para facilitar o entendimento, didaticamente falando, vamos imaginar uma poça de óleo no chão sem isolamento ou qualquer advertência, aviso, placa etc... pensou? Pronto!
Agora vamos imaginar uma pessoa passando por esse caminho e sem ver pisa nessa poça. O que poderá acontecer?? Isso mesmo, uma queda de mesmo nível com grandes possibilidades de lesão!!!
Então quando imaginamos a primeira cena (poça de óleo no chão) devemos classificar essa condição como PERIGO, pois tem o potencial de causar ou contribuir para um acidente.
Agora quando imaginamos a segunda cena (alguém passa e pisa na poça de óleo) devemos classificar esse ato como RISCO, pois existe a probabilidade de causar um acidente com lesão.
E como fazer para extinguir ou minimizar esse perigo e risco?
O primeiro passo é focar sempre no perigo. Neste nosso exemplo a melhor solução seria limpar a poça de óleo no chão e pronto, sem risco e sem perigo. Porém nem sempre isso acontece, por várias razões.
Neste caso, quando não consigo eliminar o perigo, temos que tomar ações para que o mesmo seja minimizado e a probabilidade de algum acidente acontecer (seu risco) consequentemente diminuída ou extinta (essa última é sempre a melhor solução!!!)
ou seja, voltando a nosso exemplo, poderíamos isolar a área e colocar placas de advertência com o perigo em questão (poça de óleo no chão) correto?
Então vamos botar a mão na massa e aplicar esses conceitos em seu dia a dia!
Espero ter ajudado! Grande Abraço!
Até Breve!
JS
Comentarios